Assinatura RSS

O Primer

Publicado em

Eu não sou nenhuma expert em maquiagem, mas sou uma viciada irremediável! E um dos produtos que o pessoal tem mais dúvida e me pergunta é o primer de rosto.
Então no post de hoje tentarei dar um resumão sobre esse item, hoje indispensável na minha make de todos os dias.

O primer ou pré-maquiagem tem o objetivo de preparar a pele para receber a maquiagem. Ele suaviza a pele, criando uma base protetora para a aplicação dos produtos, gerando maior durabilidade e uma aparência mais natural.
Funciona para peles mistas e oleosas, pois controla o excesso de brilho e absorve a oleosidade. Para as peles secas e sensíveis fornece nutrição e acalma inflamações.
A maioria deles é incolor ou branquinho, mas há também os coloridos para o tratamento de problemas específicos, como a vermelhidão, o amarelado ou as manchas na pele.

Benefícios com o uso do primer:

  • uniformiza o tom da pele;
  • regulariza a superfície da pele conferindo melhor acabamento;
  • disfarça defeitos e imperfeições;
  • nutre a pele;
  • cria um suporte protetor para uma base mais duradoura;
  • reduz vermelhidão e inflamação;
  • hidrata a pele e mantém assim durante o dia todo (ou mais horas…);
  • reduz o excesso de brilho (e oleosidade);
  • preenche as linhas de expressão e rugas menos acentuadas;
  • diminui a aparência dos poros;
  • evita que os cosméticos obstruam os poros.

Ok, eu sei, é revolucionador! Mas não espere milagres. Primer não extermina os poros abertos e rugas, também não transforma uma pele oleosíssima em normal. Menos empolgação com ele, gente!!
E também não são todos que cumprem todas as funções acima, é importante ver o que cada um oferece.

Por que eu gosto do primer?! Eu não tenho grandes problemas com a minha pele, meus poros são relativamente normais e a minha pele é mista (oleosa da zona T e normal no restante) a maior parte do tempo. Há vezes em que ela se revolta e fica suuuper seca. Uso o primer em ambas as situações. Acho que ele deixa a pele mais lisinha para receber a base, que adere melhor a pele e dura por mais tempo. Também percebo os poros menos aparentes e uma redução na oleosidade (que fatalmente aparece, mas demora um bocadin a mais).

Hoje o mercado tem uma variedade grande de primers e eu já testei o de algumas marcas: Sephora, Smashbox, Bare Minerals, O Boticário e Mary Kay.
Eu prefiro os “transparentes” com a textura em gel – mas isso é absolutamente pessoal!
Como é um produto para pele, só testar no dorso da mão quando estiver na loja não é suficiente. Sempre que possível, aplique no rosto; se tiver os poros bem aparentes, dê preferência a essa área, sinta como a sua pele se comporta com o passar do tempo e volte outro dia para comprar.
Indicação de amigas com tipo de pele semelhante também são bem vindas! Então aqui vão as minhas impressões:

15ml – R$ 96,00

Primer com ação matificante que ajuda a reduzir o brilho, deixando a pele suave e refinada. Melhora a aplicação e a fixação da maquiagem, minimizando as imperfeições da pele, deixando-a aveludada e com acabamento mate.
Gostei! Mas pelo preço, tem outros melhores. Bem levinho, indicado para peles mistas e oleosas, tem uma textura beeem gelzinha, sabe!? É bom, mas não é espetacular.

Photo Finish e Photo Finish Light
30 ml – US$ 36,00 (promo na Brigettes’s por 29,50!)

Já usei as duas versões e a diferença é que o Light é indicado para peles oleosas e é branquinho, enquanto a versão normal é para peles normais e transparente.
Gostei bastante dos 2! Nem sei dizer qual preferi.
Super indicado na revista InStyle (nossa “Estilo” gringa): hesitamos em chamá-lo de primer, porque, sim, é muito mais – equilibra o tom de pele, disfarça os poros e cria uma tela perfeita para a base. A fórmula também é repleta de antioxidantes, tratando a pele e a deixando mais aveludada e hidratada. 

30 ml – R$ 106,00

Primer com textura ultra leve e de rápida absorção que reduz significativamente a aparência de poros dilatados e pequenas linhas de expressão, além de proporcionar uma pele macia, hidratada e saudável. Tem um efeito de pele aveludada. Ideal para peles sensíveis e indicado para todos os tipos de pele. A embalagem com válvula pump é prática e econômica. Contém vitaminas C e E, aloe e camomila, que tem ação antioxidante e acalmam a pele irritada uniformizando também a sua textura.
MUITO BOM! Adorei mesmo, muda completamente a textura da pele e é perfeito para a pele receber a base mineral em pó da mesma marca. Tenho a versão em 15ml que veio no Get Started Kit (minha cor do kit é a medium).

30 ml – R$ 59,99

Forma um filme invisível sobre a pele do rosto, preparando-a para receber a maquiagem e facilitando o deslizamento e aplicação de produtos como base e pó, além de promover melhor fixação da maquiagem. Formulação com Lumiskin® e microesferas especiais de disfarce óptico que captam e refletem a luz, disfarçando imediatamente poros dilatados, para uma pele suave e uniforme, oferecendo um aspecto mate.
Gostei para usar no dia-a-dia, levinho, não vi muita diferença nos poros, mas segura melhor a oleosidade do que quando não passo nada.
Mamãe estava usando um creme bem espesso no rosto, por causa de um tratamento, e esse primer foi muito bom para que a pele estivesse em condições de receber a base/pó. Mamãe aprova! =)

29ml – R$ 52,00

Fácil aplicação, Ajuda na fixação da maquiagem, FFórmula leve e seca rapidamente, Pode ser usada com qualquer Base Mary Kay®. Indicação de beleza da Revista Nova no ano passado.
Minha última aquisição e o melhor custa-benefício dos que eu já testei. A textura é um gelzinho bem gostoso, de fácil aplicação, controla a oleosidade.. to gostando bastante!

Mas o mercado oferece muitas opções:


Avon, 30ml – R$ 45,00
Natura, 20g – R$ 56,80
Benefit, 22ml – R$ 129,00
Contém 1g, 30g – R$ 98,00
MAC, 30ml – R$ 139,00
Koloss, 30g – R$ 20,00

E ai? Você já usa primer facial!? Decidiu investir??

 

 

Sobre cantinhodapam

Sou advogada, mas sempre senti que faltava alguma coisa que me completasse de verdade. Como sou maluca pelo mundo dos cosméticos, makes e tudo que envolve tendências de beleza, resolvi criar o meu cantinho para preencher esse "vazio" e dividir um pouco das minhas experiências com vocês.

»

  1. Estou quase comprando o da Mary Kay, dizem que é maravilhoso!

    Depois da uma passadinha no meu blog.

    Bembasica.blogspot.com.br

    Beijos =)

    Responder
  2. Comecei a usar o da Make B. e achei mto bom, diminui a oleosidade!!!

    Responder
  3. Lilian de Abreu

    Gostei das dicas, o ultimo que usei foi da payot custou R$ 65,00, mas não estou encontrando, ele é transparente e achei melhor do que da Boticario. Sou consumidora Natura a muito tempo e nunca vi primer na revista. Me surprendi quando vi aqui. Beijo!

    Responder
    • Oi Lilian!
      Lembro que mamãe usava produtos da Payot qdo eu era mais nova… hehehe
      O primer da Natura é da linha Una, está mais pro final da revista, numa embalagem de bisnaga preta – por isso talvez passe despercebido… 😉
      Beijos!

      Responder

Comente! ;)

