Assinatura RSS

Novembro Azul

Publicado em

Antes tarde do que nunca!

Quando acabou o Outubro Rosa, ouvi rumores sobre o Novembro Azul, mas ainda não tinha lido nada sério sobre o assunto. Sábado eu fui no Atelier de Bolos Bellini, pertinho da minha casa, e vi umas “maria moles” azuis em formato de pudim, e vi que o Novembro Azul é quente!
O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.
Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.
O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.
(informações retiradas do Portal Brasil)

Daí a importância do exame, fruto de tanto preconceito!
Infelizmente a ação do Novembro Azul não é tão “visual” quanto a do Outubro Rosa, em que os instituições recebem uma iluminação diferente do decorrer do mês, mas isso não diminui a importância do movimento.

Em Novembro há também o Dia Mundial do Diabetes, dia 14.


A campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes foi liderada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). Ela é representada por um ícone simples, que pode ser facilmente adaptado e usado em todos os lugares. O ícone clama a união pelo diabetes e simboliza o apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes.
Desde o início, a IDF buscou um símbolo simples, de modo a facilitar a reprodução em larga escala e facilitar o uso para qualquer pessoa que quisesse dar apoio à campanha. A ideia era ser algo tão simples, que uma criança pudesse desenhar com um giz de cera. O ícone pode ser facilmente reproduzido a um baixo custo e é facilmente integrado a qualquer campanha pelo diabetes.
Os círculos estão sempre presentes na natureza e têm sido usados como símbolo desde os primórdios da civilização. O significado do círculo é extremamente positivo. Em várias culturas, simboliza a vida, a mãe terra e a saúde. Nesta campanha, ele simboliza a união. A comunidade global de diabetes se juntou para dar apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. Nossas forças unidas foram a chave para fazer essa campanha tão especial.
O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.

Bacana, não?!

Anúncios

Sobre cantinhodapam

Sou advogada, mas sempre senti que faltava alguma coisa que me completasse de verdade. Como sou maluca pelo mundo dos cosméticos, makes e tudo que envolve tendências de beleza, resolvi criar o meu cantinho para preencher esse "vazio" e dividir um pouco das minhas experiências com vocês.

»

  1. Pamzinha, acho que tem alguns lugares que estão azuis por conta do Novembro Azul…
    O Obelisco do parque Ibirapuera está com uma iluminação azulada… coincidência?

    Beijossss sua linda

    Responder
  2. Pââm, depois você podia fazer um post para gente das várias fitinhas da consciência que existem e o pessoal não sabe, tem a do autismo, do câncer ósseo e várias outras …
    Eu sei que a transparente (ou branca, eu acho) é usada para o câncer de pulmão. Utilizam a transparência para representar o pouco interesse que os pesquisadores têm por essa área.
    A maioria das pessoas que apresentam câncer de pulmão, é ou já foi usuário de tabaco, o que faz com que haja um grande preconceito, do tipo “foi ele quem procurou isso”. Li isso no livro ” A ciência médica de House”

    Adorei o post! Vou aderir ao movimento!
    Beijos

    Responder
  3. Pingback: Novembro Azul: inspirações de maquiagem « Cantinho da Pâm

Comente! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: